quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Em oração

Ó Senhor, que tinha tempo para subir as montanhas e passar longo tempo em oração! Como esse meu corre-corre me estressa, trazendo tanto cansaço e tão pouco resultado! Senhor, que acalmou a tempestade, acalme a minha vida, dando-me tempo também para parar, meditar e contemplar! Como é gostoso também parar para ouvir uma melodia ou apreciar a natureza rica de belezas e de sons! Diante de alguém enraivecido, tenha eu o poder de acalmá-la, como o Senhor que acalmou a fúria dos ventos que ameaçavam virar o seu barco! Diante das discussões e grosserias, Jesus, manso e humilde coração, faça o meu coração semelhante ao seu! Amém! 
Frei Felipe Gabriel Alves, OF M.

Sua própria hora

Tudo tem sua hora própria. “O próprio céu tem horário para as trevas e para a luz! Aprenda com a natureza! Se em certas horas precisamos receber, não se esqueça de que, noutras horas, temos obrigação de dar. Ajude, pois, mas sem querer substituir-se a quem você ajuda. Cada um precisa caminhar com seus próprios pés para aprender a viver. Saiba distinguir o momento oportuno de dar e de receber.
C. Torres Pastorino.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Carta de Jesus para você: da minha cruz à sua solidão

Eu escrevo da minha cruz à sua solidão. A você, que tantas vezes olhou para mim sem me ver e me ouviu sem me escutar. A você, que tantas vezes prometeu me seguir de perto e, sem saber por quê, se distanciou das pegadas que lhe deixei no mundo para que você não se perdesse.

A você, que nem sempre acredita que estou ao seu lado, que me procura sem me achar e às vezes perde a esperança em me encontrar. A você, que de vez em quando pensa que eu sou apenas uma lembrança e não compreende que estou vivo.

Eu sou o começo e o fim; sou o caminho para você não se desviar, a verdade para que você não erre, e a vida para que você não morra. Meu tema favorito é o amor, que foi minha razão para viver e para morrer.

Eu fui livre até o fim; tive um ideal claro e o defendi com o meu sangue para salvar você. Fui mestre e servidor, sou sensível à amizade e há muito tempo espero pela sua.

Ninguém como eu conhece sua alma, seus pensamentos, seu proceder, e sei muito bem quão grande é o seu valor. Sei que talvez sua vida pareça pobre aos olhos do mundo, mas sei também que você tem muito para dar, e tenho certeza de que, dentro do seu coração, há um tesouro escondido: conheça-se e então você reservará um lugar para mim.

Se você soubesse quanto tempo faz que bato à porta do seu coração e não recebo resposta! Às vezes sofro quando você me ignora e me condena, como Pilatos; também sofro quando você me nega, como Pedro; e quando me trai, como Judas.

Hoje, eu lhe peço que se una à minha dor, que carregue sua pequenacruz junto à minha. Peço-lhe paciência com relação aos seus inimigos, amor ao seu cônjuge, responsabilidade com seus filhos, tolerância com os idosos, compreensão com seus irmãos, compaixão pelo que sofre, serviço com todos, assim como eu vivi e lhe ensinei.

Eu não gostaria de voltar a vê-lo egoísta, rebelde, inconformado, pessimista. Gostaria que sua vida fosse alegre, sempre jovem e cristã. Cada vez que você desanimar, procure-me e me encontrará; cada vez que você se sentir cansado, converse comigo, conte-me seus problemas.
Cada vez que você achar que não serve para nada, não se deprima, não se ache inferior, não se esqueça de que precisarei da sua pequenez para entrar na alma do seu próximo.

Cada vez que você se sentir sozinho na estrada, não se esqueça de que estou com você. Não se canse de me pedir, que eu não me cansarei de lhe dar; não se canse de me seguir, que eu não me cansarei de acompanhar você.

Nunca o deixarei sozinho.


Fonte: Aleteia

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A graça: qual seu preço?

A graça barata é graça artigo de comércio inesgotável na Igreja; é a graça não tarifada, que não custa nada. Pois, como se diz, segundo a própria natureza da graça, a promissória já está de antemão e definitivamente paga. Tendo então certeza absolta de uma promissória paga,pode-se ter tudo gratuitamente... Mas a graça que custa é o Evangelho que sempre de novo se deve preocupar. É um dom que se deve suplicar. É graça por ser obediência a Jesus Cristo,e custa porque é para o ser humano o preço de sua própria vida; e é graça porque então, e só então, faz ao ser humano o presente da vida.
Dietrich Bonhoeffer

Vocação: Um Chamado de Deus

Deus nos chama para viver na justiça, na paz e na comunhão com toda a criação.O fundamento de nossa vida em comunhão cristã em sua raiz no anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa missão consiste em dar a conhecer a Cristo, com nossa vida, a um mundo que continua caracterizando-se pela violência, a guerra, a exclusão e a destruição do meio ambiente. Cada ser humano e, em especial, os que creem em Jesus Cristo são convocados a dar uma resposta que leve a um compromisso com os ideais evangélicos. Promover as justiça, a paz e o bem na comunhão com todos e com toda criação: eis a tarefa de um verdadeiro vocacionado. Oração: Alegrem-se os céus, rejubile a terra, ressoe o mar com tudo o que contém, rejubilem-se os campos e o que nele existe ( Sl 95,11-12). Amém!
 Equipe do SAV da Província FICB.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Afetos e emoções

Para Galeno, uma área importante da arte da vida saudável é o trato dos affectus animi, dos afetos e das emoções. Muitas pessoas ficam doentes porque reprimem as emoções, outras porque se deixam dominar por elas. Essas pessoas dizem constantemente frases negativas como essas: “Ninguém gosta de mim. Estou completamente só. Não consigo realizar nada na vida. Tudo é tão difícil”. Assim elas mesmas produzem sua doença. Um caminho da saúde consistia no monacato primitivo, em preencher o espírito com pensamentos salutares,com palavras da Bíblia, que o monge repetia para si e deixava penetrar no fundo do coração.Então este ficava sadio.

Anselm Grün.

Coração agonizante de Jesus

Coração de Jesus agonizante, vivei em mim. Vós que por mim aceitastes a morte na cruz,permiti e fazei que de uma vez para sempre eu morra para mim mesmo e para o mundo, de modo que em mim só Vós vivais glorificando o vosso Pai. Amém. 
Frei João José Pedreira de Castro,OFM.

Uma surpresa

Uma pessoa é sempre uma surpresa. Não ache que você já compreendeu toda. Nunca se arrisque a classificá-la, pois a estará transformando em peça de museu. Estimule-a a manifestar-se. ?Admire. Participe. Cresça com ela. 
Frei José Carlos, OFM Cap.

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Precisamos usar as armas que Jesus Cristo deixou para continuar a luta diária. A oração, a busca pelos sacramentos, missa, meditação da palavra de Deus, confissão, o santo rosário, a caridade, o despojamento além de outros são armas essenciais para o combate, já que o Salmo 50 nos diz: o pecado está sempre em minha frente. Promover a pessoa humana em todos os aspectos é o essencial, restituir a dignidade humana inserindo os filhos excluídos de volta a vida, Jesus Cristo foi o maior exemplo disso, Pe. Pio entedeu isso e nós precisamos continuar...

Leituras Espirituais